The Downloader - Este aplicativo do Metastock serve para administrar o banco de dados dos ativos ( ações, índices, futuros,opções, mercadorias, moedas, etc) . Este banco deve ser atualizado diariamente pois diversos tipos de eventos vão ocorrer. Inicialmente vamos abordar como instalar o banco de dados dos principais ativos. Depois como atualizá-lo diariamente. Finalmente como criar novos ativos e atualizar os benefícios.

Para atualizar esses eventos vá no Metastock e clique no
ícone do Downloader mostrado na figura a seguir:

 

Importação do Banco de Dados

 1 - Faça o download do BANCO de DADOS Bovespa7.0.zip
 2 - Descompacte-o (unzip) num diretório que você tenha criado - por exemplo:
C:\DATA
 3 - Os arquivos já tem o formato MetaStock e não se faz necessário convertê-los.
 4 - Ao abrir o Metastock você deve direcionar File-Open para este diretório. Já encontrará os dados prontos      para aparecerem no Metastock.
 

II  Importação do arquivo de atualização diária

Instruções para atualizar DIARIAMENTE seu banco de dados de ações brasileiras:

1- Faça o download do arquivo dd_mm.zip para um diretório C:\ran ;
2- Clique duas vezes em cima deste arquivo e descompacte-o no próprio diretório C:\ran
3- Entre no Downloader do MetaStock e escolha Tools/Convert;
4- Na janela Convert Securities selecione como:
Source – 
File Type   -ASCII    
Folder - C:\RAN  
File : dd_mm.ran

Destination 
File Type MetaStock
Folder C:\DATA

5- No botão Options... (acima) selecione a aba selecione Destination e aí as opções “append data at end of file” e “include open & open interest e clique OK;
ATENÇÂO: verifique para que a opção"Create new file" esteja desativada.



6
- Novamente na janela Convert Securities Clique OK;

Os X que aparecerem ao final da conversão NÃO significam erros e sim que aqueles ativos não foram encontrados e portanto não foram atualizados.
 

III Atualização de Benefícios

 Estes ativos sofrem modificações com o passar do tempo e devem ser corrigidos para evitar descontinuidades nos gráficos. essas correções devem-se a pagamentos de benefícios (juros e/ou dividendos) , bonificações, subscrições, vencimento de prazos nos futuros e opções, etc.
 

Com o Downloader aberto vá em File e clique em Open e escolha o ativo que deseja alterar.



Aqui está o cadastro do seu ativo.
O Name é a especificação que você pode alterar de maneira a melhor se identificar com ele. Acima está ACESITA 4 mas você pode alterar para ACESITA PN. Mude como desejar porque isto não vai alterar o entendimento do Metastock.
O quadro seguinte é o Symbol que não deve ser alterado pois é através desse código que diariamente você atualiza seu programa. Se você quiser criar um novo ativo  - por exemplo quando muda o índice futuro - basta verificar no arquivo diário qual o código do novo índice e em File , New e colocar o novo código e diariamente o novo ativo será atualizado.

Para atualizar um dividendo:
Vá em Adjust e em seguida Distribution e aparecerá a seguinte janela:



Nesta janela First date é a data a partir da qual a planilha das cotações será modificada e Last date é o último dia com direito ao benefício. Amount é o valor do benefício. Para saber esses dois últimos dados vá na primeira página do site ou clique aqui nos links abaixo e você estará no site da bovespa onde terá a informação que precisa. Este tipo de correção será feito por subtração do valor do benefício.

Benefícios das Empresas    hoje

  Buscar datas anteriores

Quando ocorrer um evento correspondente a uma bonificação ou  um grupamento deverá ser utilizada a opção Adjust e em seguida Split . Então teremos a janela abaixo e o procedimento será idêntico ao anterior. Ao preencher as datas e tendo havido uma bonificação sem grupamento ao se deslocar o cursor para a janela Ratio o próprio Downloader irá sugerir a proporção, se já houver a cotação ex-direito.

Uma boa idéia é não salvar as mudanças se verificar na planilha que as cotações continuam descontinuas.
qualquer dúvida use o Help. Persistindo a dúvida entre em contato conosco    .

HOME